O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu Contagem, sensibilizado com o sofrimento de muitas pessoas e famílias inteiras que perderam tudo o que tinham ou que tiveram de abandonar suas casas para ir para locais seguros, em razão dos riscos causados pelas fortes chuvas de verão que atingiram Contagem e todo o Estado de Minas Gerais, está recebendo doações. Os donativos recebidos serão doados para os moradores de Contagem e também de Ibirité e Sarzedo, cidades que estão dentro da área de abrangência do Samu Contagem.
Segundo a diretora do Samu Regional, Luciana Felisberto, as pessoas podem doar roupas, roupas de cama, toalhas, cobertores, além de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, como sabonete, escova e pasta de dente e fraldas.
As doações podem ser entregues na sede do Samu, rua Rio Mantiqueira, nº 1671, bairro Novo Riacho, das 7h às 21 horas, de segunda-feira a domingo.
Desabrigados pelas chuvas
Em Contagem, mais de 20 imóveis foram interditados pela Defesa Civil até a primeira quinzena do mês de janeiro. Foram registradas, aproximadamente, 150 pessoas desabrigadas. Todas foram orientadas pela Defesa Civil a irem para o Abrigo Bela Vista, disponibilizado pela Prefeitura. Localizado na rua São Gotardo, 57, bairro Bela Vista, o local é gratuito e oferece acomodação (cama) e alimentação.
A Prefeitura também criou um ponto de apoio em Nova Contagem, área que deixou mais atingidos pelas chuvas, para atender aos desalojados da região. O abrigo provisório funciona na Escola Municipal Maria do Carmo Orechio, localizada na rua Hércules, nº1 – Nova Contagem.